(17) 3838-1173     camara@cmpedranopolis.sp.gov.br
Câmara Municipal de Pedranópolis

Histórico.

HIstória do Município de Pedranópolis

Foi no ano de 1936, quando aqui chegaram os primeiros habitantes e se instalaram em suas propriedades agrícolas, situadas entre as vertentes do Córrego das Pedras e do Ribeirao do marinheiro.
 
Essas primeiras fazendas foram compradas pelo Sr. Victor Garbarino e demarcadas pelo entao agrimensor Sr. José Amaral. Toda essa regiao era chamada pelos antigos moradores de “Sertao do Marinheiro”.
 
No dia 06 de agosto de 1937, dia de Bom Jesus, foi fundada uma pequena vila que recebeu o nome de “Pedranópolis”, devido ao Córrego das Pedras que passa a 2 km da sede do município.
 
Em 13 de junho de 1938 foi celebrada a primeira missa, fincando o cruzeiro numa clareira da mata, onde fora construída uma rústica capela, que posteriormente deu lugar a Igreja Matriz de Pedranópolis, em louvor a seu padroeiro “Bom Jesus”.
 
O distrito de paz foi criado em 03 de agosto de 1945 e o município em 31 de dezembro de 1958 pela Lei no 5.121. O município foi, porém, emancipado somente em 28 de fevereiro de 1964 pela lei estadual no 8.092. No dia 21 de março de 1965, tomou posse o primeiro Prefeito, o Sr. Jeronimo Fuzita, bem como o primeiro Presidente da Câmara, o Sr. Joaquim Pio dos Santos.
 
Dentre as primeiras famílias que aqui vieram estao Joao Gonçalves Leite e José Pagni (Bepino para os amigos). Outras famílias também logo foram chegando e aqui ficaram. Sao eles:- José Gonçalves Leite, Augusto Lacerda, Manoel Alves Moreira, Leopoldo Grozza, Luiz Anselmo de Souza, Reinaldo Mantovani, Francisco Castilho Padilha e outros.

Back to Top